fbpx

Aqui você encontra o bê-á-bá do seu negócio online! Sim, nós vamos te entregar os melhores conteúdos e cursos para você aprender do zero a construir um negócio de alta performance e viver 100% do mundo digital.

Procurando os Top Cursos?

Image Alt

Pitaya Academy

  /  Desenvolvimento Pessoal   /  15 Dicas de Como Estimular a Criatividade da Sua Equipe

15 Dicas de Como Estimular a Criatividade da Sua Equipe

A criatividade e a inovação são, atualmente, os elementos básicos da cultura organizacional que mais ganharam destaque na Era da Informação, mais precisamente a partir dos anos 90. Essa era permitiu às empresas e países não só uma nova dimensão de desempenho, mas também de enxergar o presente pelo olhar do futuro.

Criatividade é a “capacidade de olhar os mesmos fatos que todos, mas visualizando algo distinto neles”.

É assim que Thompson define aquilo que antes dos anos 50 era considerado como uma inspiração divina.

No mundo corporativo, as empresas veem a inovação e a criatividade como um dos combustíveis para tornar seus produtos e serviços mais competitivos. Mas será que a criatividade é uma habilidade pessoal ou um processo de pensamento pelo qual se passa para atingir um resultado criativo, inovador e original?

Neste contexto, surgiu a Gestão de Pessoas como fator estratégico nas empresas. As pessoas passaram a ser vistas não mais como recursos que precisam ser administrados, mas como seres inteligentes e proativos, capazes de desenvolver responsabilidades, iniciativas, criatividade, habilidades e conhecimentos que ajudam a administrar os demais recursos organizacionais inertes e sem vida própria; essa é a nova concepção do mundo globalizado.

Criatividade e inovação são peças-chave que estimulam, desenvolvem e empreendem grandes equipes e empresas.

O potencial criativo tem sido cada vez mais valorizado e requisitado nas empresas e uma competência estratégica das organizações. Pessoas com propostas inovadorasparticipativas e que colaboram com boas ideias para o andamento favorável dos processos têm ganhado cada vez mais a atenção no ambiente corporativo.

Para desenvolver o pensamento criativo, primeiro é preciso aprender a desaprender, ou seja, liberar-se dos antigos hábitos para poder rever, questionar, descobrir, em seguida utilizar integralmente o cérebro, tanto o lado direito, da imaginação, intuição, criação, sentimento, quanto o lado esquerdo, da lógica, razão, sistematização, planejamento.

E aqui vão as 15 dicas de como estimular a criatividade no ambiente de trabalho:

A execução de algumas práticas são fundamentais para promover a criatividade e a inovação organizacional em sua plenitude.

Estimule um ambiente agradável, de boa convivência e cooperação

Invista na satisfação dos membros da equipe e tenha a preocupação de que cada pessoa tenha prazer na área ou na tarefa que contribui

Crie ações de Endomarketing

Crie ações de Relações Públicas focadas Endomarketing para valorização e motivação interna e para que o colaborador sinta o quanto contribui para o crescimento da empresa.

Crie abertura na Comunicação:

Posicione-se como uma empresa aberta e aceite mudanças e sugestões que agreguem valores ao negócio e aos próprios funcionários. Quando melhoramos um processo interno, reduzimos custos, agregamos qualidade ao produto/serviço e criamos uma nova percepção por parte do consumidor ainda melhor no acesso aos nossos produtos e serviços.

Saia da zona de conforto

Uma criança tende ter ideias incríveis porque está experimentando o mundo. É por isso que é imprescindível fazer coisas diferentes todos os dias, como mudar o seu ambiente de trabalho, mudar alguma coisa em sua casa, ver novos filmes, ir a novos lugares, falar com novas pessoas, ler livros variados, ver aplicativos diferentes. Na medida em que a mente fica exposta a novidades, há estímulo, a observação fica mais aguçada e é mais fácil fazer novas conexões entre as ideias.

Saiba ouvir experiências de novas pessoas

Pessoas que trabalham juntas por muito tempo acabam tendo pensamentos muito semelhantes, que incluem as mesmas falhas e barreiras. Estimule a sua mente para ver além do que seus olhos alcançam.

Seja curioso

O ato de criar também é considerado uma capacidade relacionada à necessidade de buscar soluções e resolver problemas. Potencialize a curiosidade e resista aos estereótipos com uma postura de abertura a novas experiências.

Estimule sempre o “Por que não?”

Uma ideia criativa e inovadora pode ser inicialmente, considerada um absurdo. É importante lembrar que a novidade muitas vezes gera uma reação de rejeição inicial pelo simples fato de ser ainda um elemento desconhecido.

Promova autoconfiança nos seus colaboradores

Você nunca vai saber se não tentar. E se errar, pelo menos tentou. Os erros são elementos que fazem parte do processo criativo e, muitas vezes, estabelecem elos com ideias decisivas e que levam às soluções encontradas. É com os erros que se torna possível encontrar o caminho certo para o aprendizado. O líder de um grupo de trabalho deve estimular a realização de novas tentativas, além de identificar quais pontos falharam. Aí entra a importância do diálogo entre gestores e equipes, na qual é necessário destacar a importância do erro na busca de soluções bem sucedidas.

Estimule a liderança

O exemplo deve começar por meio dos gestores, e que devem ser os primeiros a oferecerem a oportunidade da participação que favorece a inovação. Líderes visionários são aqueles que estimulam os membros de suas equipes a pensarem “fora da caixa” e a buscarem soluções para as situações cotidianas.

Estimule o trabalho em equipe e a troca de experiências

Um fator fundamental século XXI é a chamado “rede social”. É por isso que maximizar o potencial de uma equipe significa praticar a comunicação em rede e incentivar o cooperativismo entre os membros. Quando uma organização incentiva a integração entre os colaboradores e possibilita que os indivíduos troquem experiências, ideias, e se ajudem mutuamente para realizar determinadas atividades, o resultado poderá ser surpreendente e trazer diferenciais para o negócio.

Dê feedbacks sazonais para os colaboradores

Se o colaborador não receber um parecer sobre a sua iniciativa, especialmente se a aplicação desta não for possível, ele não saberá quais os pontos precisam ser corrigidos e, dessa forma, poderá se sentir desestimulado a acrescentar diferenciais à organização, já que ficará sem parâmetros para a abordagem de problemas. Estabeleça uma sazonalidade para dar feedbacks sobre resultados e pontos a serem corrigidos ou ajustados.

Durma bem

Dormir permite ao cérebro reordenar suas atividades e sonhar. O sono pode ser um importante colaborador para a criatividade.

Segundo pesquisas da Universidade da Califórnia (EUA), quando acontecem os sonhos durante o período em que a pessoa está dormindo, fase conhecida por REM (Reticular Eyes Moviment), a criatividade é mais estimulada do que em outros estágios do sono ou mesmo quando se está acordado. Durante as pesquisas, quem alcançou a fase REM obteve 40% a mais de rendimento nos testes de criatividade.

Invista na sua educação

No mundo do trabalho de hoje o aprendizado é uma das moedas de remuneração dos bons profissionais”. A essência do novo contrato nas empresas – além do pagamento de salário – é uma troca: iniciativa por oportunidades. A empresa oferece a oportunidade e os meios educacionais para o funcionário obter o sucesso pessoal; em contrapartida, o funcionário promete iniciativa na criação de valor para os clientes e fornecedores potenciais e, consequentemente, lucros à empresa.

E por falar em educação, você já ouviu falar no Fórmula Negócio Online? O curso é o mais completo sobre como empreender na internet e construir um negócio digital que vende todos os dias, do total zero. Com dezenas de módulos detalhados, ele te ensina o passo a passo dessa jornada até a sua primeira venda online. O curso é 100% digital e já conta com mais de 100 mil alunos que abandonaram totalmente os seus empregos convencionais para faturar múltiplos dígitos todo mês, trabalhando de casa. CLIQUE AQUI para assistir a uma aula gratuita e aprender como começar.

Motive as pessoas a ver a realidade sob novos ângulos

Pelo menos uma vez por semana ou por mês solicite que cada membro da sua equipe melhore um ponto específico de suas atividades, para isso é preciso escolher um tema como, por exemplo, “atendimento diferenciado” ou “administração do tempo”. No final deste dia ou no máximo na manhã seguinte reúna todos para saber o que melhoraram e como fizeram.

Gere ideias, sem julgamentos

Promova reuniões periódicas de brainstorming, escolhendo e divulgando previamente o tema e durante o processo tome nota de todas as ideias e sugestões que os colaboradores derem, ainda que pareçam sem importância. A sugestão é que o tema seja sobre dificuldades enfrentadas no dia-a-dia, assim é possível encontrar soluções inovadoras para superar os antigos problemas.

Crie um ambiente dentro da empresa onde os colaboradores possam ir para pensar, para usar a imaginação criativa. Faça uma decoração divertida com mensagens motivadoras, distribua livros e vídeos que possam estimular a inovação.

Um ambiente empresarial com liderança participativa, apoio da direção, respeito à diversidade, abertura, trabalho de equipe, aprendizado com erros e autonomia são peças-chave que estimulam, desenvolvem e empreendem grandes equipes e empresas.

Gostou desta matéria? Comente abaixo e conte para nós como você estimula a criatividade todos os dias na sua empresa.

Mariana é Gerente de Comunicação e Marketing Digital, com foco em Educação Digital e Vendas Online. MBA em Gestão de Mídias Digitais e formada em Relações Públicas, Publicidade & Propaganda, adquiriu experiência de 10 anos na área digital, atuando com empresas de diversos segmentos e portes. Já atuou dentro de agência, dentro de multinacional e já foi mentora de negócios. Em 2015, tomou coragem e vestiu uma mochila nas costas para viajar para a Europa e estudar Estratégias de Marketing Digital em uma instituição internacional. Do ócio criativo nasceram ideias incríveis de empreendedorismo. Aqui na Pitaya Academy, a Mari é uma das Curadoras de Cursos Digitais. Sim, ela escolhe criteriosamente cada um dos Cursos Digitais disponíveis aqui para te ajudar a escalar o seu negócio digital do zero, da teoria à prática.

Leave a comment