fbpx

Aqui você encontra o bê-á-bá do seu negócio online! Sim, nós vamos te entregar os melhores conteúdos e cursos para você aprender do zero a construir um negócio de alta performance e viver 100% do mundo digital.

Procurando os Top Cursos?

Image Alt

Pitaya Academy

  /  Marketing Digital   /  Escrever artigos: por que esta é uma técnica essencial de SEO?

Escrever artigos: por que esta é uma técnica essencial de SEO?

Escrever artigos para o seu site é essencial para o SEO! Se você é daquelas pessoas que ainda pensam que escrever artigos para o blog, ou até mesmo, que o simples fato de ter um blog dentro do seu site é uma iniciativa de vaidade, repense os seus conceitos! Escrever artigos recorrentes para o seu site pode ser a melhor estratégia de conteúdo que a sua empresa poderá tomar.

Independente do tamanho ou do ramo do seu negócio, escrever artigos recorrentes fortalece a sua estratégia de marketing digital, consolida sua marca no mercado e alavanca os resultados em vendas para a sua empresa. Ou seja, não basta ter um blog somente porque seu concorrente tem, nem depositar toda a sua criatividade apenas em redes sociais, sem pensar no funil de compra da sua persona e não investir no canal mais importante da sua empresa: o seu site.

Afinal, o que é um Blog Empresarial e por que eu devo escrever artigos para ele?

O blog nada mais é do que uma página dentro do seu site, que você pode nomear de diversas maneiras criativas para captar a atenção do seu usuário, como: “Fique por dentro”, “Dicas”, “Biblioteca de Conteúdos”, entre outros. Nesta página se concentram diversos conteúdos, sejam artigos em forma de texto, conteúdos em formato de áudio (podcasts, por exemplo), vídeos, eBooks, infográficos ou imagens criativas. Portanto, é como se fosse uma biblioteca virtual com vários temas que um usuário da web visita e escolhe o que deseja ler de acordo com o seu interesse.

Confira abaixo 5 bons motivos para a sua empresa ter (e acreditar!) que escrever artigos para o site da sua empresa é uma iniciativa essencial para você começar a partir de hoje!

Por que escrever artigos para o seu site é essencial para o SEO?

1. Escrever artigos para ganhar posições nos resultados das buscas do Google

Escrever artigos originais para o seu blog, de maneira recorrente, é combustível para suas estratégias de SEO. As ferramentas de busca mais famosas, como o Google, reconhecem ranqueiam com posições melhores os sites que mantém atualizações de conteúdo constantes. Portanto, manter somente o site da empresa no ar limitará o acesso apenas às pessoas que fazem buscas direcionadas à marca. Conquistando bons posicionamentos nas pesquisas por meio da atividade de escrever artigos, fará com que tráfego para o seu site aumente organicamente a médio e longo prazo. É importante também ressaltar a importância de se otimizar também o conteúdo do próprio site, tornando cada página interna dele rica e com alto potencial de alavancagem nas pesquisas.

Você sabia que de acordo com o eBook O ROI do Blog Corporativo 2.0, quem publica conteúdo no blog tem 3,7 vezes mais visitas e converte 1,3 vezes mais visitantes em leads do que quem não publica?

Se a sua ideia é produzir conteúdos internamente e não com uma agência especializada, a nossa dica de ouro é utilizar o Google Keyword Planner para pesquisar por alguns termos relevantes para o seu negócio e desenvolver conteúdos com base neles.

Depois, invista em SEO on page, que é o conteúdo desenvolvido por você no seu próprio site e em SEO off page, que são fatores externos ao site, como backlinks, por exemplo, que são apontamentos externos gerados para o seu site.

2. Fazer um investimento duradouro e de baixo custo

Vamos começar falando sobre um dos assuntos mais importantes para as empresas: custos. E, no caso de um blog, eles podem ser mínimos. Existem muitas plataformas gratuitas (o WordPress é um exemplo), que não requerem conhecimento muito avançado para instalar e começar a usar. Com um simples cadastro e um pouco de pesquisa é possível colocar no ar um blog interessante e atraente para seu público.

Os posts não precisam ser publicados com muita recorrência, nem em volume intenso. Uma vez por semana é um bom começo. O importante é manter a frequência com disciplina. E quanto mais você publicar, mais páginas são criadas, mais atenção de clientes em potencial você vai atrair e melhor vai ficar a posição do seu site nos buscadores. Com uma campanha publicitária, se você deixa de investir, deixa de colher resultados. Já os posts no blog são permanentes: você recebe tráfego gratuitamente enquanto eles estiverem no ar. É ou não é um excelente negócio?

E por falar em negócio, você já ouviu falar no Fórmula Negócio Online? O curso é o mais completo sobre como empreender na internet e construir um negócio digital que vende todos os dias, do total zero. Com dezenas de módulos detalhados, ele te ensina o passo a passo dessa jornada até a sua primeira venda online. O curso é 100% digital e já conta com mais de 100 mil alunos que abandonaram totalmente os seus empregos convencionais para faturar múltiplos dígitos todo mês, trabalhando de casa. CLIQUE AQUI para assistir a uma aula gratuita e aprender como começar.

3. Tornar-se referência em sua área

Você pode aproveitar o blog para escrever artigos que tirem dúvidas dos clientes, falar sobre o mercado, comentar pesquisas ou notícias e publicar artigos educativos e informativos. Assim, seus leitores passarão a ter confiança na empresa e a marca ganha em credibilidade. Quando eles precisarem do produto ou serviço que você oferece, lembrarão da empresa que os informou e ajudou a tomar muitas decisões. Com uma boa biblioteca de posts, sua empresa pode se tornar também a fonte de referência em pesquisas naquele tema.

4. Interagir com o público-alvo

Um blog é uma excelente ferramenta para estreitar relacionamento com seus clientes e conquistar outros. Ele cria uma conversa de duas vias, diferente dos padrões fixos do site. Um pequeno campo de cadastro pode permitir a inserção de e-mails, para envio de newsletters, que serão mais uma forma de interação com seus clientes em potencial. Com os posts, você pode incentivar interações, comentários, perguntas, feedbacks. Certifique-se, porém, de responder a todos.

5. Conhecer seus clientes e aprimorar a estratégia de conteúdo

Movimentar seu site com conteúdo através de um blog aos poucos permite colher informações preciosas para a empresa. Análises periódicas podem ajudar a descobrir quais são os temas mais populares, como os visitantes chegam à sua página, de onde eles são, quais as palavras-chave mais buscadas e muito mais. Essas métricas ajudam a aprimorar sua estratégia de marketing de conteúdo e alinhá-la aos objetivos de negócio. Confira também dicas valiosas com os primeiros passos para a criação de um blog corporativo.

Leave a comment