fbpx

Aqui você encontra o bê-á-bá do seu negócio online! Sim, nós vamos te entregar os melhores conteúdos e cursos para você aprender do zero a construir um negócio de alta performance e viver 100% do mundo digital.

Procurando os Top Cursos?

Image Alt

Pitaya Academy

  /  Marketing Digital   /  Qual é o tempo de vídeo ideal que um Influenciador Digital deve seguir?

Qual é o tempo de vídeo ideal que um Influenciador Digital deve seguir?

Você já deve ter se deparado muitas vezes com esta dúvida: qual é tempo de vídeo ideal que eu devo seguir nos meus canais de interação social (Facebook, Instagram, Youtube, entre outros) para prender a atenção do meu usuário e transmitir a mensagem que eu quero? Se liga nestas dicas que eu vou te dar!

Especialistas acreditam que um vídeo explicativo deve ter entre 1 e 2 minutos de duração, já que é nesse período que eles conseguem reter o máximo de atenção do público. Já o depoimento de um cliente satisfeito deve ter menos de 1 minuto, como mostra uma pesquisa recente feita pela BrightLocal.

A internet mudou repentinamente a vida das pessoas! Estamos vivendo uma grande revolução da comunicação e transformação em como consumimos conteúdos e compramos coisas (essenciais ou não). A nossa cultura, costumes, regras sociais estão mudando radicalmente os nossos hábitos de consumo.

E o que mais nos impacta nisso tudo é o dinamismo e a agilidade na propagação da informação. Em outras palavras, quem sabe o que quer, vai comunicar de forma estratégica, direta, segmentada e persuasiva. Quem está perdido e sem um rumo traçado, vai desistir dessa trajetória e sem engolida por essa multidão. Conclusão: quem fica ficou, quem foi vai, vai, vai…

Para tudo! 🖐

Vamos ao que interessa: entender qual é o tempo de vídeo ideal que um Influenciador Digital deve seguir. Será que é melhor é fazer um vídeo curtinho ou um vídeo longo? Se comunicar em 1 minuto, 5 minutos ou 30 minutos?

Essa é uma dúvida que pode mexer bastante com influencers iniciantes e até mesmo produtores de vídeo já experientes. Afinal, existe alguma regra exata que determina o melhor tempo de vídeo? Como fazer milagre para transmitir sua mensagem com clareza e agilidade?

Alguns dados que vão te fazer cair pra trás!

De acordo com matéria da Rock Content:

18 é o número de vídeos postados por negócios todos os meses; vídeos geram 66% mais leads qualificados por ano; vídeos apresentam um valor de aumento de 54% em brand awareness; 83% das empresas afirmam que possuem um bom ROI com o uso de vídeos; 

E alguns números valiosos acerca dos usuários:

  • 45% das pessoas assistem a 1 ou mais vídeos por dia;
  • 50% das pessoas buscam por um vídeo antes de realizar uma compra;
  • 79% dos usuários preferem assistir a um vídeo do que ler sobre um produto;
  • 43% dos usuários querem assistir a mais conteúdos em vídeo em 2018.

Com essas informações em mente, seria surpreendente se você ainda negasse essa tendência.

Existe regra de tempo de vídeo ideal?

Estima-se que cerca de 56% de todo o material audiovisual publicado por empresas na rede em 2017 teve menos de dois minutos de duração.

Ok, esse dado pode servir como guia, mas não é uma regra! E aqui vão as minhas dicas para cada rede social e proposta de conteúdo, pois tudo depende da plataforma em que esses vídeos estão disponíveis. Segundo uma pesquisa da Hubspot, o público aceita vídeos maiores em certas plataformas e rejeita em outras.

E por falar em negócio, você já ouviu falar no Fórmula Negócio Online? O curso é o mais completo sobre como empreender na internet e construir um negócio digital que vende todos os dias, do total zero. Com dezenas de módulos detalhados, ele te ensina o passo a passo dessa jornada até a sua primeira venda online. O curso é 100% digital e já conta com mais de 100 mil alunos que abandonaram totalmente os seus empregos convencionais para faturar múltiplos dígitos todo mês, trabalhando de casa. CLIQUE AQUI para assistir a uma aula gratuita e aprender como começar.

Quanto tempo de vídeo devo apostar no Instagram?

As publicações no Instagram têm muito mais interações do que as das outras redes. De acordo com a Forrester Research, Inc.:

As postagens do Instagram geram uma porcentagem do engajamento por um seguidor de 4,21%. Isso significa 58 vezes mais engajamento por seguidor do que no Facebook e 120 vezes mais engajamento por seguidor que no Twitter.

Mas isso não significa que a partir de você você deve sair fazendo vídeo após vídeo, sem focar em uma estratégia de conteúdo de social media, ok?

DICA DE OURO: em caso de depoimentos de clientes, opte sempre por vídeos curtos de no máximo 30 segundos.

Levantamos as referências da Rock Content para você se basear:

Quantos segundos deve ter o seu vídeo a na timeline do Instagram?

  • Duração possível: até 1 minuto
  • Duração ideal: 30 segundos
  • Curiosidade: os vídeos no Instagram conquistam 2 vezes mais engajamento do que fotos em qualquer outra mídia social

Quantos segundos deve ter o seu vídeo no stories do Instagram?

  • Duração possível: até 15 segundos
  • Duração ideal: 15 segundos
  • Curiosidade: 35% do usuários do Instagram assistem e criam vídeos no Stories

DICA DE OURO: se você vai fazer um vídeo no Youtube mais completo, de mais de 1 minuto, crie uma chamada no Instagram de 15 segundos (stories) e outra de 30 segundos (timeline) com o call to action para o seu canal do Youtube e poste com link na BIO e “Ver mais” no stories (quando esta função for liberada pelo Instagram para você).   

Quanto tempo de vídeo devo apostar no Youtube?

  • Duração possível: até 12 horas
  • Duração ideal: 2 minutos
  • Curiosidade: mais de 1 milhão de horas de vídeos são assistidas no YouTube todos os dias

Exemplo: “Quero ensinar a fazer um bolo de chocolate!”. Ótimo, então foque na receita do bolo de chocolate e de preferência acelere o vídeo nas partes de produção (batendo ingredientes, mexendo na panela, tirando do fogo, etc.). Seja direto e ensine e fazer o bolo de chocolate. Se em outro momento você quer falar sobre a propriedade do chocolate amargo e por que você usa ele nas suas receitas de bolo, você pode criar um vídeo só para isso e avisar neste principal que tem vídeo só falando sobre isso no canal. Simples, curto e direto. Sem firulas.

Quanto tempo de vídeo devo apostar no Facebook?

  • Duração possível: até 4 horas
  • Duração ideal: 1 minuto
  • Curiosidade: 85% dos usuários do Facebook assistem ao vídeo sem som

Apesar de ter uma duração máxima considerável, os vídeos no Facebook possuem melhores índices de engajamento quando têm, em média, 1 minuto.

Ao passar pelo seu feed de notícias, o usuário tem a intenção de absorver uma grande quantidade de informações, e não focar em apenas um conteúdo durante longas horas.

A expressão snack, que em inglês significa lanche, é perfeita para traçar uma analogia com os vídeos do Facebook. Os usuários utilizam as redes sociais durante o intervalo no trabalho, na fila do banco ou esporadicamente enquanto conversam com os amigos. Ao navegar na principal rede social de Mark Zuckerberg, o objetivo é degustar aperitivos. Qual é o seu?

Quanto tempo de vídeo devo apostar no Linkedin?

  • Duração possível: até 10 minutos
  • Duração ideal: entre 30 segundos e 5 minutos
  • Curiosidade: em média, funcionários têm 75% mais chances de assistir a um vídeo do que ler emails, documentos ou artigos na web

Quanto tempo de vídeo devo apostar no Twitter?

O Twitter tem como principal característica o limite de caracteres. Não à toa, também é chamado de microblog. Isso tem um motivo: trata-se de uma rede social de consumo rápido. Graças a isso, os vídeos também costumam ter sua duração média de 45 segundos.

  • Duração possível: até 2 minutos e 20 segundos
  • Duração ideal: 45 segundos
  • Curiosidade: 93% dos vídeos no Twitter são consumidos via dispositivos móveis

Quanto tempo de vídeo devo apostar no WhatsApp?

  • Duração possível: até 3 minutos
  • Duração ideal: 1 minuto e 30 segundos
  • Curiosidade: 1 bilhão de vídeos são compartilhados no WhatsApp todos os dias

O WhatsApp não possui exatamente um tempo máximo, pois se trata do envio de arquivos. O limite é variável, pois depende do tamanho do arquivo, mas geralmente a maior duração gira em torno de 1 minuto e 30 segundos.

Quanto tempo de vídeo devo apostar em uma Live?

Quando se trata de uma Live, é imprescindível que você foque em um só assunto que irá falar! Assim as pessoas entendem o objetivo de estarem ali e o que vai acontecer depois. Use e abuse dos Call to Actions.

Leave a comment